Tuesday, March 1, 2011

Goodyear tem pneu que se deforma para parar melhor

Goodyear tem pneu que se deforma para parar melhor
Novo composto permite mais área de contato em situações críticas

A Goodyear lançou na Europa o novo pneu Eagle F1 Asymetric 2, que promete mais aderência em curvas e frenagens em menor espaço. A diferença para a primeira versão do pneu é o novo composto de borracha, com mais sílica e resina com maior tração. E a maior novidade é a tencologia de deformação da borracha, chamada Active Braking Technology.
O sistema funciona deformando a borracha entre as ranhuras do pneu para maior superfície de contato com o asfalto. A ação se deve ao maior peso aplicado sobre o pneu durante as frenagens. O ponto negativo é que o desgaste natural do pneu reduz a eficiência da tecnologia. Segundo a Goodyear, o sistema funciona melhor durante os primeiros 10 mil quilômetros do pneu.

O novo pneu também é mais leve - reduz em 4% a massa não suspensa do carro - e o novo composto também dissipa melhor o carro, reduzindo a resistência á rolagem.

Para certificar o pneu, a marca americana usou um estudo feito pela empresa alemã TÜV SÜD, entre o novo pneu e três similares. Segundo a empresa, o novo pneu apresentou 7% menos resistência ao rolamento e até 10% a menos de espaço para parada, com cerca de 2 metros a menos que os similares.

No comments:

Post a Comment